24 de maio de 2024

Prazos menores no INSS podem beneficiar aposentados

20/07/2023 – O processamento da folha de pagamento dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que antes levava 96h será reduzida para 48h, com a modernização da tecnologia adotada pela Dataprev.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto (foto), avalia que a medida vai impactar positivamente a vida de 38,2 milhões de segurados que hoje recebem benefícios, aposentadorias e pensões pelo INSS.

“O que está sendo mostrado hoje é mais um elemento para cuidar da fila. Para a gente, a tecnologia é indispensável. Diminuir o tempo de conferência e processamento da folha nos dá outras folgas para utilizar o tempo e energia para melhorar a vida dos brasileiros. A fila é um sintoma. A tecnologia é uma das partes mais importantes para sair da situação em que nós estamos”, afirmou Stefanutto.

A mudança no sistema – que deixou de usar a chamada “plataforma alta” – que utilizava um equipamento centralizado e com linguagem considerada antiga – para a “plataforma baixa”, com sistemas que utilizam linguagens mais modernas e servidores menores, e proporcionam mais segurança, vai possibilitar que a “maciça” (como é conhecida a folha de pagamentos do INSS) seja divulgada com antecedência.

Deapes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *