A FAP/MG iniciou, nesta segunda-feira (28), mobilização em defesa da Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP), das federações estaduais e das entidades de base a elas filiadas, quanto à recente investigação de fraude no INSS.
Ofício detalhado foi entregue nos escritórios jurídicos de deputados federais, senadores e outras autoridades, em Belo Horizonte, e encaminhados por e-mail. A FAP/MG faz um extenso histórico das atividades realizadas pela COBAP, pela própria FAP/MG e as pelas milhares de legítimas associações em funcionamento em todo o País, há 40 anos ou mais.
Neste primeiro dia, os diretores da FAP/MG e da COBAP Gilson da Costa Matos, Waltencyr Teóphilo de Souza e Adilson Rodrigues da Silva, entregaram o documento nos escritórios dos deputados federais Reginaldo Lopes, Padre João, Miguel Ângelo e do Senador Carlos Vianna (fotos). A Federação de Minas Gerais pede que sejam bem separadas as legítimas associações, daquelas criadas há poucos anos com o objetivo exclusivo de fraudar os aposentados e pensionistas, conforme investigação da Polícia Federal.
Assim, que sejam normalizados, o mais breve possível, os repasses às primeiras entidades, que têm despesas a serem cumpridas, como folha de pagamento, aluguéis, despesas com médicos e centenas de profissionais que prestam serviços aos aposentados, pensionistas e familiares assistidos.
A mobilização da FAP/MG prosseguirá, até que a verdade seja esclarecida, com o fechamento das entidades fraudulentas e punição aos dirigentes dessas, bem como o pleno restabelecimento da excelente reputação de que gozam a COBAP, suas federações estaduais e as entidades de base a elas vinculadas.
Belo Horizonte, 28 de abril de 2025